Carta Rogério Soares para o Conselho Estadual

31/01/2012 20:56

Irmãos e irmãs, membros do Conselho Estadual da RCC SP

 

Estamos encerrando o ano de 2011, para a maior glória de Deus!

 

Deus nos proporcionou ao longo desse ano a possibilidade de exercermos um ministério em sua Igreja, por meio da Renovação Carismática Católica, realidade do Espírito que se apresenta como lugar de Pentecostes na Igreja.

 

Termos sidos chamados por Deus e confirmados pelo “sim” de nossos irmãos de comunidade, são realmente motivos para louvarmos ao Deus Trindade. Afinal, nesse tempo, fomos inseridos dentro do mistério da evangelização no poder do Espírito e somos testemunhas dos grandes feitos de Deus em nossos grupos de oração e ministérios.

 

Agora, já não nos importa saber se alcançamos todos os objetivos propostos, mas, antes, importa celebrar o que nos foi possível realizar sob a direção desse mesmo Espírito. Celebrar, sobretudo, o empenho de termos “lançado as redes” (Lc 5,5), independente dos resultados visíveis.

 

O zelo apostólico que nos orientou nos caminhos da obediência, levou-nos ao serviço evangelizador a partir da Verdade que acreditamos, isto é, de Jesus Cristo. Termos sido zelosos com a obra que nos fora confiada valeu bem mais que os grandes empreendimentos particulares que resultariam apenas em méritos e vanglorias humana, frutos de vaidades pessoais. O “zelo pela Casa do Senhor” ou, dizendo de outra forma, “zelo pelo ministério que nos foi confiado” deixará marcas na história da RCC. Àqueles que estão deixando o ministério por ter chegado ao fim de seu mandato, reafirmamos exatamente isso: o seu zelo durante esse período servirá de referência para aquele(a) que estará assumindo esse posto.

Louvamos a Deus por seu empenho e dedicação com esse ministério de coordenação durante esse tempo.

 

Quando pensamos em assumir a coordenação, logo nos deparamos com nossos limites e pequenez. No entanto, fomos confortados pela palavra rhema simplicidade. De fato, foi na simplicidade que chegamos até aqui. Entendemos que não precisávamos realizar o inusitado na evangelização. Bastava-nos ser simples e deixar Deus agir. “Sem querer inventar”, simplesmente permitindo que o Espírito nos conduzisse pelo caminho ordinário da evangelização. Quem soube deixar Deus ir à frente pôde ver com os próprios olhos o auxílio da graça e pode agora contar os frutos dessa docilidade ao Espírito.

Irmãos e irmãs, a finalidade principal de Deus conosco, ao longo de 2011, mais que as atividades evangelizadoras que realizamos ou poderíamos ter realizado foi, sem dúvida alguma, conduzir-nos pelo caminho da santidade. A excelência de nosso ministério de coordenação nunca estará na contabilização dos resultados exteriores. Não é a quantidade de eventos que realizamos ou a exemplar administração das coisas que nos foram confiadas o fator principal de nosso chamado. É verdade que essas coisas são importantes, no entanto, o que Deus realmente esperou de nós era que fôssemos capazes de crescer em santidade e, assim, ajudarmos as pessoas que nos foram confiadas a viverem o mesmo. Nisso consiste um autêntico chamado de Deus: viver a santidade e fazer de seu povo um povo santo! Não existe vocação mais sublime que essa. Essa deve ser a nossa urgência! Um povo santo que glorifique a Deus com a própria vida e que não tenha medo ou vergonha de viver a radicalidade do Evangelho. Que testemunhe em todas as circunstâncias da vida a Verdade que liberta e conduz à vida plena em Deus.

 

Enfim, devemos ter um coração agradecido a Deus por termos tido a oportunidade de crescer e levar outros à maturidade da vida cristã durante o ano de 2011.

 

Certos de que “temos um longo caminho a percorrer” (cf. 1Rs 19,7), aproveitemos o ano de 2012 que se inicia para avançarmos em nossa relação de intimidade com Deus, deixando-nos “prudentemente guiar pelo Espírito Santo” a fim de publicarmos “um ano da graça do Senhor” (Is 61,2).

 

Coragem, irmãos e irmãs! Ousadia profética em 2012. E que o Bom Pastor (Jo 10,11) faça de nós “bons pastores com Ele” a fim de que possamos continuar pastoreando as ovelhas que nos foram confiadas (cf. Jo 21,15-17; 1Pd 5,2).

 

Com o apóstolo São Paulo, aquele que dá nome ao nosso Estado, concluímos: “contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguirmos decididamente.” (Flp 3,16)

 

Fraternalmente,

Rogério Soares
Presidente do Conselho Estadual da RCC SP

 

Share |